sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Tubarão-baleia encalha no litoral norte da Bahia

Um tubarão-baleia (Rhincodon typus) com 5 metros de comprimento encalhou na tarde do último domingo (13), na praia de Busca Vida, litoral norte baiano.


Segundo o colaborador Rômulo Júnior, o exemplar de tubarão não conseguia retornar ao oceano devido à força do mar e por ter se machucado nas pedras. As pessoas tentaram levá-lo de volta à água por algumas vezes, mas ele estava muito fraco. Até o momento, não temos informações do paradeiro do animal.

O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é a única espécie da família Rhincodontidae. Uma espécie oceânico-costeira, ocorre em praticamente todos os oceanos, normalmente em águas tropicais e subtropicais, com alguns registros para o litoral brasileiro.


Nascem com cerca de 50 a 60 centímetros de comprimento, com tamanho de maturação sexual estimado entre 7 e 8 metros, podendo atingir 20 metros de comprimento (um único exemplar com essas dimensões foi encontrado), no entanto a maioria atingem menos de 13 metros, no entanto, é considerada a maior espécie de peixes conhecida.

Apesar do tamanho, trata-se de um animal completamente inofensivo ao homem e alimenta-se de uma grande variedade de organismos planctônicos e nectônicos, que são consumidos por meio de sucção e filtração.

De acordo com a listagem de fauna ameaçada de extinção, a espécie é legalmente protegida em muitas regiões do mundo.

Foto: Rômulo Junior
Matéria adaptada da original publicada no Portal SurfBahia (www.surfbahia.com.br)

Bibliografia consultada:
GOMES, Ulisses; SIGNORI, Camila; GADIG, Otto; SANTOS, Hugo. Guia para identificação de tubarões e raias do Rio de Janeiro. 1.ed. Rio de Janeiro: Technical Books, 2010, 234p.