Na tarde desta terça-feira, dia 10 de dezembro, Thiago Meneses, curador geral do Grupo de Estudo de Elasmobrânquios de Sergipe – GEES –, participou da II Semana de Engenharia de Pesca da Universidade Federal d Sergipe – UFS –, que está acontecendo entre os dias 09 e 13 deste mês. Ao palestrar sobre o tema “Fauna, pesca e conservação de elasmobrânquios no litoral de Sergipe”, Thiago Meneses destacou os riscos da atividade pesqueira artesanal para as populações de elasmobrânquios.
A Semana foi idealizada pelo Núcleo de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Sergipe, com o objetivo de interação e troca de informações e conhecimentos entre alunos e e profissionais da área, bem como o fortalecimento regional dos cursos de engenharia de pesca. O evento está sendo realizado no auditório da Reitoria, localizada no campus da Universidade Federal de Sergipe.
Ao começar a explanação, Thiago Meneses abordou o contexto atual do conhecimento da fauna de tubarões e raias no litoral sergipano, e em seguida ilustrou dados coletados pelo grupo, sobre a captura de pequenos tubarões costeiros pela pesca artesanal no Estado. Durante a apresentação, também foram abordadas informações a respeito da captura de raias no estuário do Rio Sergipe, bem como a fauna de elasmobrânquios que compõe a parcela descartada da fauna acompanhante da pesca de arrasto para camarão.
O Grupo de Estudo de Elasmobrânquios de Sergipe parabeniza a toda a organização do evento, bem como manifesta sua satisfação em ter participado deste evento.